O que é plugin, módulo ou widget para loja virtual?

0

Tudo está cada vez mais digitalizado e o mundo dos negócios se viu obrigado a se readaptar e desenvolver métodos mais eficazes e inovadores. E quando o assunto é o mundo virtual os plugins tem um papel garantido e essencial no contexto geral. Mas, você sabe o que é um plugin ou o que ele e outras funcionalidades relacionadas podem fazer pela sua loja virtual?

A fim de esclarecer o assunto, os principais pontos sobre os plugins e outros recursos como widgets e módulos sobre os quais você precisa se inteirar para aproveitar ao máximo a potencialidade de seu negócio virtual serão explicados aqui. Boa leitura!

O que é plugin?

Os plugins podem ser definidos como funcionalidades, ferramentas e extensões que foram desenvolvidas com o objetivo de agregar uma função principal com a finalidade de corrigir uma possível falha – os terríveis bugs – ou até mesmo adicionar recursos ao software principal, no nosso caso loja virtual ou e-commerce.

A título de curiosidade, um dos softwares que plugins é o navegador de internet.

Nesse caso, eles são os responsáveis pelas principais funcionalidades como, por exemplo, permitir a exibição de vários tipos de conteúdo PDF, vídeo, animação, QuickTime estão entre os mais populares. O mesmo pode ser aplicado para o ambiente de uma loja virtual.

O que são Widgets

Em linhas gerais, os widgets são ferramentas que permitem que o site seja personalizado. O ponto chave dos widgets é que suas funções são bem específicas e, além disso, há a possibilidade de eles serem colocados somente em uma área do site ou nele todo.

Quando agregamos as funcionalidades dos plugins às dos widgets conseguimos fazer com nossa loja virtual tenha um design funcional e atrativo para o usuário. Além de ser mais segura.

O que são módulos?

Os módulos, por sua vez, são outro tipo de extensão. Eles têm o papel de realizar determinadas funções de componentes. Como, por exemplo, a inserção de novas funcionalidades específicas em sua loja virtual.

Para ilustrar a aplicação de um módulo podemos usar de exemplo quando inserimos o CEP e o site da loja completa as informações.  Quem está a cargo de realizar todo esse preenchimento automático é um módulo instalado em sua loja virtual.

Uma dica interessante é conversar com o responsável pelo desenvolvimento do site antes de comprar e instalar qualquer módulo para evitar possíveis eventualidades.

Mantendo sua loja virtual segura

As melhores plataformas de lojas virtuais do mercado lançam periodicamente atualizações em todos os sentidos que tem a finalidade de corrigir vulnerabilidades e bugs bem como adicionar novos recursos ao sistema.

Entretanto, é recomendado que se tenha uma cópia de segurança de instalação (sistema) antes que qualquer tipo de modificação, atualização ou instalação seja feita. Na realidade, não é raro que a instalação de determinado plugin ou atualização derrube o site da loja virtual por falta de compatibilidade com alguns dos outros recursos.

Por isso, é sempre importante que primeiramente seja considerado o fator de risco. Se não sabe como fazer isso entre em contato com o suporte técnico da plataforma escolhida por você para saber como efetuar esse procedimento de forma segura.

Outro cuidado que devemos ter com a estrutura de nossa loja virtual diz respeito à instalação de novos temas. Em várias situações eles podem representar riscos ao servir de porta de entrada para possíveis invasões. Especialmente quando já estão ultrapassados.

Sendo assim, é essencial que você mantenha sempre o tema que estiver usando atualizado. Isso porque, conforme a plataforma vai lançando determinadas atualizações algumas, funcionalidades do seu tema atual podem acabar ficando obsoletas.

Por fim, temos as atualizações em geral e até mesmo as atualizações de plataforma. Caso seja lançada uma nova versão da plataforma que estiver usando é muito interessante que você faça a atualização.

De uma forma geral, a cada atualização lançada novas implementações de segurança vem com ela. Além disso, pode haver novas funcionalidades de edição e publicação que podem ser muito interessantes para o sucesso de sua loja. Se você não tem muita experiência com essa parte mais técnica de sua loja virtual é possível que ache isso tudo complicado.

Mas, a realidade não é bem assim. Além disso, precisamos ressaltar que praticamente todas as plataformas e sistemas contam com um suporte técnico muito bem capacitado para nos ajudar a lidar com qualquer eventualidade.

Dúvidas esclarecidas sobre o que é um plugin e alguns outros componentes de uma loja virtual? Aproveite e se inscreva em nossa newsletter para receber, em primeira mão, todas as novidades de nosso blog!