O que é uma loja virtual ou e-commerce: Tudo o que precisa saber antes de montar a sua!

0

Quer empreender na internet, mas não sabe direito o que é loja virtual e o que é e-commerce? Você está no artigo certo! Grandes tendências do mercado moderno, entenda com esta leitura o que são essas oportunidades de empreendimento virtual e planeje seu sucesso já!

O que é uma loja virtual, afinal de contas?

A todo o momento se fala em lojas virtuais e e-commerces, mas você realmente sabe de que tratam esses termos? O que é uma loja virtual e o que é um e-commerce, afinal?

Pois bem, importantes ferramentas com que trabalhar na internet, as lojas virtuais são estruturas desenvolvidas no ambiente digital a fim de promover produtos e serviços. Aliás, entende-se por e-commerce o comércio eletrônico que tem conquistado espaço dia após dia.

Os e-commerces têm como principais características a presença do carrinho de compras e também as várias opções de pagamento, seja a partir de cartões ou de boleto, por exemplo.

Vale mencionar ainda que, tal como em uma loja física em que o cliente vai andando pelos corredores, no e-commerce esse tipo de passeio se dá entre as páginas que separam seus produtos conforme particularidades e características únicas.

Como funciona uma loja virtual?

Tal como uma grande vantagem, o funcionamento de uma loja virtual é bastante simples. Você, empreendedor, disponibiliza os produtos para venda no seu e-commerce e faz sua propaganda, a partir de vários tipos de estratégia.

O cliente, interessado na sua oferta, acessa sua loja virtual e faz a compra a partir dela. Durante as etapas de compra ele deverá preencher alguns dados pessoais como o seu endereço para recebimento do produto.

Aproveite e leia o que é template para loja virtual 

O pagamento é feito a partir da opção escolhida e após sua confirmação a empresa envia a mercadoria adquirida. Simples, rápido e livre de complicações.

Ainda assim é necessário ter muito cuidado a cada uma dessas etapas, especialmente na entrega. É indispensável que o produto esteja em perfeitas condições como exposto em sua página. A entrega deve ser rápida e eficiente, sempre dentro do prazo estimado no site.

Vantagens e desvantagens deste modelo de negócio

Entre as vantagens de ter uma loja virtual é indispensável mencionar a falta de limites geográficos para fazer suas vendas e ter os seus clientes. Outro ponto importante é que os gastos e custos são bem menores do que em uma loja física, afinal não há gastos com o espaço tão pouco com a contratação de vários funcionários para atender ao público.

Vale mencionar ainda como vantagem o fato de que o tempo de planejamento, construção e abertura de um e-commerce é bem menor do que de uma empresa física. A margem de lucro é maior graças a todas essas economias e não é necessário ter um estoque tão grande com que trabalhar para atender aos seus clientes.

As vantagens são incríveis, não é mesmo? Entretanto, não só de vantagens vive um e-commerce. Apesar de ser o ponto alto do empreendimento, é necessário entender que existem algumas desvantagens também com que trabalhar.

Uma delas é o fato da alta concorrência. Basicamente, os internautas procuram o melhor valor em um primeiro momento e você terá que estar apto a competir de igual para igual. Outra grande desvantagem é a desconfiança que alguns usuários têm em fazer suas compras pela internet, acessando seu site apenas para conhecer o produto e depois comprando na loja.

Para começar a fidelizar clientes, saiba que é indispensável pensar em uma série de fatores como prazo de entrega e valor do frete. Afinal, caso não esteja sendo interessante para o cliente ele pode trocar de e-commerce com alguns poucos cliques.

Quem pode e deve ter uma loja virtual?

“Ah, mas o meu negócio não tem espaço na internet!”, se você já pensou ou disse essa frase, é fato que está enganado. Atualmente, tudo pode ser vendido através das lojas virtuais bastando que você faça um bom planejamento e desenvolva um bom site para que as vendas comecem a acontecer.

Pode ser que sua loja virtual venda roupas, sapatos, acessórios para montar look ou para celular. Pode ser ainda que seu empreendimento comercialize planners e livros, entre outros produtos. Seu e-commerce pode ser ainda sobre serviços.

Em resumo, há espaço para absolutamente tudo na internet, assim como público também.

Como montar um e-commerce em 3 passos?

O que é e-commerce

1. Saiba em qual área você quer atuar

O primeiro passo para tirar a loja virtual do papel e torná-la uma realidade é descobrir em qual nicho o seu negócio vai atuar. A partir desta definição é mais simples, fácil e objetivo planejar não só o layout do site, mas também outros pontos imprescindíveis do negócio.

Por exemplo, qual plataforma você vai utilizar depois de ter descoberto o que é e-commerce? Quais as formas de pagamento a serem disponibilizadas para o seu público e a melhor forma de atender a demanda com qualidade e eficiência?

2. Contrate profissionais

Fazer tudo sozinho é realmente algo mais difícil. Por mais que você saiba agora o que é loja virtual e tenha até mesmo conferido maiores detalhes sobre tal oportunidade, esteja certo de que entrar para o e-commerce com amadorismo é uma das estradas certas para o fracasso.

É necessário investir! Em meio a tantos concorrentes, destaca-se e conquistam seu lugar ao sol apenas aqueles que desde o início tiram de letra a criação do negócio e a forma de administrá-lo. Por isso, não tenha dúvidas ou medos, simplesmente contrate profissionais.

3. Sempre mensure resultados

Outra dica indispensável quando o assunto é ter um e-commerce é ligar-se sempre a fase de mensuração de resultados. A fim de melhorar sempre o seu negócio, fique atento as muitas estratégias utilizadas para determinar a qualidade da relação entre sua empresa e cliente.

O que pode ser melhorado? Em que etapa os consumidores estão saindo de sua loja virtual antes de fazer a compra? A partir da mensuração de resultados torna-se mais fácil entender essas e outras questões.

Agora que você já sabe o que é loja virtual e o que é e-commerce, aproveite para planejar a melhor criação de se e-commerce.