Marketplace: Entenda o que é, e como usar em sua estratégia de e-commerce

0

Similar a um shopping center online, você sabe o que é marketplace? Fundamental para empresas que desejam vender mais através da internet, o marketplace é um modelo de negócio que reúne diversas empresas e marcas em uma só plataforma virtual.

A maior vantagem desse modelo de negócio é que ele possibilita que o cliente compare preços e produtos de forma significativamente mais simples e rápida. O marketplace aumenta a competitividade entre empresas e contribui para o aumento das vendas através da internet.

O que é marketplace então?

O marketplace foi implementado no Brasil no ano de 2012 e desde então tem se tornado cada vez mais comum no ramo de e-commerce, pois facilita o processo de venda e aumenta de forma notável a visibilidade e credibilidade da marca.

Mas, embora este modelo de negócio esteja se tornando cada dia mais comum, os conceitos que o envolvem ainda geram muitas dúvidas nos empreendedores, pois afinal de contas, o que é marketplace?

De forma resumida, o marketplace é uma plataforma de vendas que reúne diversos produtos de empresas diferentes em um só lugar.

A maior vantagem do marketplace para e-commerce, se comparado a outras estratégias de vendas para lojas virtuais, é sem dúvidas a visibilidade. Quando você associa a sua marca em um site consolidado e com milhares de visitas diárias, automaticamente você está colocando o seu produto nas melhores vitrines de e-commerce da internet, como nos grandes shoppings.

Um bom exemplo disso é o Mercado Livre, que é uma das plataformas de marketplace mais consolidadas da internet. Quando você associa a sua marca em uma plataforma como essa, os usuários passam a confiar na qualidade dos seus produtos e na credibilidade da sua marca, mesmo que ela seja nova no mercado.

Outra grande vantagem deste modelo de negócio é que ele possui custos relativamente mais baixos se comparado a outras estratégias de marketing de vendas pela internet. Você não precisará investir, por exemplo, na hospedagem do site, nem se preocupar com custos de TI.

Estima-se que os sites de marketplace agreguem cerca de 40 milhões de novos compradores às lojas de e-commerce, ampliando de forma significativa a possibilidade de despertar o interesse de novos clientes pelo seu produto.

Além de todas as vantagens citadas, a indexação dos sites de marketplace no Google é outro ponto positivo dessa modalidade de negócio.

O SEO de sites como o Zoom, Mercado Livre, Olx, Submarino e afins, foram extremamente esquematizados, e garantem a primeira página do Google para todos os produtos de seus associados. E estar na primeira página de Google aumenta exponencialmente o potencial de venda da sua loja, não é mesmo?

Como usar o marketplace em sua estratégia de e-commerce

Depois de aprender o que é marketplace, chegou o momento de aprender a usá-lo no seu negócio. O primeiro passo para começar sua estratégia de e-commerce é escolher qual das plataformas marketplaces disponíveis se associa melhor ao perfil do seu negócio.

Algumas das opções de marketplace mais populares atualmente são: Mercado Livre, Magazine Luiza, Walmart, CNOVA, Elo7, submarino, Amazon e Zoom.

Se você deseja associar a sua empresa em diversos sites de marketplace ao mesmo tempo, o Olist é uma das melhores opções. Com ele você aparece em plataformas como Mercado Livre, CNOVA e Walmart e pode gerenciar todo o seu processo de venda e estoque em um lugar.

Outra dica importante para você que deseja investir no marketplace para o seu e-commerce é realizar um controle sistemático de estoque, compras, pedidos e entregas. Eles facilitam o gerenciamento do seu negócio e garantem mais agilidade no processo de compra e entrega.

Agora que você sabe o que é marketplace não deixe de se inscrever para receber nossa newsletters e garanta a profissionalização do seu negócio com outros de nossos conteúdos.