O que é uma plataforma On-premises e como funciona?

0

Tomar a decisão de investir em e-commerce é algo que acontece com centenas de pessoas a cada hora que se passa no mundo. Repleto de bons resultados, para ter sucesso com o e-commerce é preciso acertar desde o início como ao escolher entre plataformas open source, SaaS ou uma plataforma On-premises.

Mas, você sabe o que é uma plataforma On-premises, por exemplo? Sabe quando ela é indicada e quais são as suas principais vantagens ou para você este é só mais um termo que você já ouviu falar, mas não tem ideia do que se trata?

Se você faz parte deste último grupo que não entende ao certo o que é uma plataforma On-premises, confira ao longo deste artigo importantes dicas e informações sobre o assunto e comece a desvendar qual é o tipo de plataforma certa para o seu negócio virtual. Leia mais!

O que é plataforma On-premises?

A plataforma On-premises é uma plataforma desenvolvida por uma empresa terceirizada aonde você compra o código de fonte, ou adquiri uma licença para que seja possível usar um código e modificar. Entre as grandes empresas, este tipo de plataforma é referência, um modelo bastante tradicional, já que possui várias garantias.

Basicamente, a plataforma On-premises proporciona uma estrutura completamente personalizável e também exclusiva para o seu negócio. Ela é indicada nos casos em que a empresa tem uma boa equipe de trabalho para modernizar sempre a loja virtual.

Quando e como usar?

Como já mencionado, a plataforma On-premises é mais utilizada por grandes empresas e isso porque ela demanda maiores investimentos, além de uma equipe profissional praticamente constante para que tudo esteja sempre em dia!

Apesar de a infraestrutura ser mais cara, o total controle sobre o código possibilita criações complexas e verdadeiramente ímpares, uma excelente estratégia para quem deseja se destacar da concorrência, por exemplo.

Você pode usar a plataforma On-premises para tornar a sua página ainda mais profissional, robusta, com inúmeros recursos e ferramentas dinâmicas, entre outros mais, proporcionando a melhor experiência para o seu usuário e, consequentemente, cliente.

Leia: Como escolher uma plataforma para sua loja virtual

Quais as vantagens da plataforma On-premises?

Ao longo desta leitura, já foi citada várias vantagens da escolha por uma plataforma On-premises, tais como a completa personalização do espaço, a garantia de segurança proporcionada por tais códigos, algo realmente interessante e necessário hoje em dia, entre outros mais. Entretanto, existem ainda mais vantagens nesta escolha, veja quais são:

  • Novas versões são disponibilizadas de acordo com a política de cada empresa
  • As atualizações e modernizações são sempre individuais
  • Seu site com máxima capacidade de customização e personalização

Por sua vez, entre as desvantagens vale ressaltar o valor deste investimento, a necessidade de ter estrutura física (tecnologia, atualizações, infraestrutura e hospedagem) e humana interna para trabalhar com o modelo On-premises e os maiores riscos referentes à segurança.

Agora que você sabe mais sobre o que é uma plataforma On-premises, quais são suas vantagens e indicações, é hora de escolher! Antes, porém, escolha se inscrever para receber nossas newsletters e fique sempre por dentro dos conteúdos que são publicados.

Leia: Conheça outras plataformas para sua loja virtual