6 Dicas para evitar que joias em prata escureçam

0

A prata é conhecida por seu brilho distinto e bela cor branca brilhante, que pode ser acentuada por pedras preciosas ou outros detalhes decorativos.

Além de ser um metal versátil que pode ser facilmente moldado e trabalhado em uma variedade de estilos e designs de joias, incluindo peças elegantes e modernas, assim como as mais clássicas e tradicionais. 

Para evitar que elas percam essas características e escureçam é necessário tomar alguns cuidados, confira alguns que separamos para você colocar em prática.

Por que as joias em prata acabam escurecendo?

A prata é um metal nobre e durável, mas pode escurecer ao longo do tempo devido a uma reação química chamada oxidação. 

A oxidação é um processo natural que ocorre quando ela entra em contato com o oxigênio presente no ar ou em outros compostos químicos. Quando oxida, ela forma uma camada de sulfeto de prata, sendo a principal causa da aparência escurecida. 

A exposição à umidade, calor, luz solar direta, produtos químicos e cosméticos também pode acelerar a deterioração das peças. Por isso, é importante seguir as precauções de cuidado e limpeza adequadas para manter suas joias brilhantes e bonitas por mais tempo.

Guarde as joias em um local seco e fresco

A umidade pode causar oxidação e enfraquecimento do metal, e o calor excessivo pode danificar pedras preciosas ou outros materiais presentes nas joias. 

É recomendado guardar as joias em um local com temperatura amena e sem exposição direta à luz solar, pois isso pode desbotar ou alterar a cor das pedras preciosas.

Você pode manter suas joias em um estojo de joias, em um saquinho de tecido ou em um recipiente de plástico com tampa.

Evite contato com produtos químicos

Evitar o contato das joias com produtos químicos é uma das práticas mais importantes para manter a beleza e qualidade das suas joias por mais tempo. 

Produtos químicos, como perfumes, produtos de limpeza, sprays de cabelo e até mesmo suor podem danificar o metal ou desbotar. É recomendado remover as joias antes de tomar banho, nadar ou realizar atividades que possam expô-las a produtos químicos. 

Também é importante aplicar produtos de beleza antes de colocar suas joias, para evitar o contato direto entre elas.

Limpe-as regularmente

Poeira, sujeira e óleos naturais da pele podem acumular nas joias com o tempo, afetando seu brilho e aparência. 

É recomendado limpar as joias com um pano macio e seco após cada uso para remover resíduos e sujeira acumulada. Para uma limpeza mais profunda, é possível usar uma solução de limpeza específica para joias de prata e seguir as instruções do fabricante.

Use suas joias com frequência

Quando as joias são usadas regularmente, a oleosidade natural da pele pode ajudar a manter a prata brilhante e a reduzir o acúmulo de sujeira e poeira. Além disso, o movimento natural do corpo ao longo do dia pode ajudar a evitar que elas fiquem rígidas ou enferrujadas. 

No entanto, é importante lembrar que algumas atividades podem ser prejudiciais para as peças, como exercícios físicos intensos ou esportes aquáticos.

Remova as joias antes de nadar

O contato prolongado com a água clorada pode causar danos nas joias, enfraquecer o metal ou outros materiais presentes nas peças. 

Além disso, o cloro pode reagir quimicamente com a prata, causando manchas escuras e irreversíveis. Portanto, é recomendado removê-las antes de nadar em piscinas, banheiras de hidromassagem ou água do mar. 

É importante também lembrar de secar as joias completamente após o uso para evitar o acúmulo de umidade, o que pode causar oxidação e enfraquecimento do metal.

Armazene suas joias individualmente e adequadamente

Não menos importante entre as dicas, é importante guardar e evitar o contato entre elas, especialmente aquelas feitas de diferentes metais ou com pedras preciosas. Isso pode causar riscos, danos e até mesmo a quebra de pedras preciosas. 

O recomendado é guardar cada peça individualmente em uma bolsa de tecido ou em um compartimento separado de um estojo de joias, para evitar que sejam riscadas ou danificadas. 

Além disso, é importante evitar empilhar muitas peças juntas, pois isso pode fazer com que fiquem emaranhadas e difíceis de desembaraçar. Quando guardadas corretamente, suas joias estarão protegidas e organizadas, e poderão ser facilmente acessadas quando precisar delas.

Espero que este conteúdo tenha esclarecido suas dúvidas sobre por que as joias de prata escurecem e como cuidar delas tenha sido útil para você. Se você tiver alguma outra pergunta ou comentário sobre o assunto, compartilhe conosco.