Como escolher uma plataforma para sua loja virtual?

0

Escolher a plataforma para loja virtual para o seu negócio parece uma tarefa fácil, não é verdade? Você seleciona a melhor e pronto, é só começar.

Mas, na prática não é bem assim. Escolher a plataforma para loja virtual certa demanda algumas pesquisas e existem alguns pontos que devem ser levados em conta na hora de tomar essa decisão.

A expansão do comércio eletrônico fez com que muitas empresas resolvessem migrar os seus produtos para a internet colocando-os em lojas virtuais. Os empresários viram no e-commerce uma possibilidade de aumentar as suas vendas e expandir seus horizontes.

Já as pessoas que não tinham nenhum negócio também viram no e-commerce a oportunidade de iniciar um empreendimento de forma fácil e simples.

Hoje, a cada dia aparecem mais lojas virtuais e de todos os tipos, vendendo os mais variados produtos. As lojas virtuais foram ganhando espaço e se adequaram ao modo de compra dos consumidores.

Parece realmente fácil, barato e rápido abrir uma loja virtual, mas na realidade não é tão fácil assim. Os desafios são os mesmos de uma loja física e o primeiro deles é sobre como escolher a plataforma para loja virtual para o meu tipo de negócio.

Por isso, este artigo foi criado com o intuito de passar orientações, informações e dicas que podem ajudá-lo a escolher a plataforma ideal para a sua loja virtual! Vamos lá?

O que levar em consideração na hora de escolher uma plataforma para loja virtual?

Como em todas as demais escolhas, devem-se levar em consideração alguns critérios que ajudarão a tomar a melhor decisão na definição da plataforma, não é mesmo?

Por isso, abaixo você encontra alguns pontos importantes que precisaram ser analisados antes de escolher uma plataforma para sua loja virtual. Acompanhe:

· Situação Financeira

O primeiro fator que deve ser levado em conta na hora de escolher uma plataforma para loja virtual é a situação financeira da empresa. Afinal, este será mais um custo que o seu negócio terá e assim como outros custos e investimentos entrará no seu DRE (Demonstração do Resultado do Exercício).

Isso parece uma questão óbvia, pois as pessoas costumam analisar os custos que determinados investimentos trarão para a empresa, não é verdade?

Mas, é muito comum também as pessoas escolherem a melhor e mais cara plataforma em uma falsa ilusão de que ela irá resolver todos os problemas.

No final, as vendas não vão tão bem quanto o previsto e os custos com a plataforma para a loja virtual acabam prejudicando financeiramente a loja, por isso é importante dar atenção a este passo.

· Retorno do investimento

Caso você seja um microempresário ou uma pessoa comum que resolveu montar um e-commerce, lembre-se de que seu investimento inicial com a plataforma não pode ser superior a 20% do montante total destinado a seu projeto.

Se você possui um valor baixo de investimento no início do seu negócio o ideal é optar por plataformas gratuitas ou que possuam baixo custo inicial.

O retorno de investimento serve justamente para trazer a visão do quanto se pode gastar inicialmente em uma plataforma.

De nada adianta você ter um gasto mensal baixo com a plataforma se o investimento inicial for muito alto. Talvez você precise de muito tempo para conseguir recuperar o valor investido.

· Recursos e funcionalidades

Você precisará analisar também as necessidades da sua empresa e se a plataforma online está pronta e preparada para atendê-las. As plataformas geralmente possuem sistemas e layouts prontos que não podem ser alterados.

Cada segmento possui características e necessidades diferentes, logo, precisarão de soluções diferentes.

De repente, a sua loja precisa de determinada funcionalidade que outra não precisaria. Portanto, será mais difícil alterar determinados processos nessas plataformas.

Então, o que você deve fazer nesse momento é verificar todas as necessidades que sua loja possui e comparar com os recursos que a plataforma oferece.

Dessa maneira, você consegue fazer uma espécie de comparativo e escolher qual plataforma para loja virtual atende melhor às necessidades da sua loja.

· Conversão

A plataforma de e-commerce deve ser utilizada pelo time de marketing como um meio de aumentar a conversão do negócio. Afinal, ela pode influenciar diretamente na conversão de sua loja, assim como na rentabilidade da mesma.

Existem diversas estratégias que podem ser adotadas em seu site ou loja virtual com a intenção de gerar mais conversões e consequentemente, melhorar os seus resultados. Um bom profissional de marketing poderá ajudá-lo a colocar essas estratégias em prática e obter excelentes resultados.

Portanto, se a plataforma escolhida trouxer bons resultados quanto à conversão, esse salto poderá suprir os gastos mais elevados que você teve com a plataforma.

· Suporte

Na hora de escolher uma plataforma para loja virtual deve ser levado em conta também o suporte que a plataforma oferece ao usuário.

O suporte pode ser considerado como um pilar fundamental para o sucesso da sua loja virtual. Portanto, avalie qual é o tipo de suporte prestado pela plataforma escolhida. Geralmente, as empresas oferecem suporte técnico e suporte de negócios.

O suporte técnico é destinado a aspectos relacionados à tecnologia. Caso houver erros ou bugs no sistema, o fornecedor ficará responsável por responder esse chamado e normalizar o sistema o mais rápido possível para que o cliente não seja prejudicado.

Já o suporte de negócios é destinado a prestar serviços de melhorias para a sua loja já que este suporte indica melhorias de processos que podem influenciar no dia a dia de sua loja virtual.

Por exemplo, pode ser realizada uma análise referente a vendas, estoque, conversão e etc. A partir dessas análises, o suporte de negócios indica melhorias que podem ser implementadas em sua loja virtual.

· Evolução

No mundo financeiro, um sistema pode depreciar-se em 5 anos, já nos negócios, quando falamos especificamente de e-commerce esse tempo pode ser reduzido a meses. Isso acontece porque os sistemas tendem a ficar defasados com o passar do tempo.

Por isso, na hora de escolher a plataforma ideal para sua loja virtual avalie sempre a capacidade do prestador de serviços em manter a plataforma atualizada e em constante desenvolvimento.

Muitas plataformas tendem a se estagnar com o passar do tempo atrapalhando a desenvoltura do usuário e perdendo clientes gradativamente.

Se você não se atentar a esses quesitos talvez em pouco tempo tenha que migrar para outro sistema. Tendo que desembolsar novamente custos referentes ao investimento em uma nova plataforma.

Delegue para quem entende!

Deu para perceber o quanto um processo que parecia fácil e rápido pode ser trabalhoso necessitando de atenção em muitos detalhes, não é mesmo?

Escolher uma plataforma para sua loja virtual não deixa de ser um investimento e todo investimento deve ser muito bem pensado e analisado para que não gere prejuízos futuros ao seu negócio.

Mesmo um investimento pequeno, quando não é realizado da maneira certa, pode gerar prejuízos que podem levar anos para serem recuperados.

Lembre-se de que muitas dessas plataformas não adequam-se 100% às necessidades das lojas virtuais e muitas vezes é necessário recorrer ao suporte de uma empresa especializada, que é capaz de prestar todo o suporte necessário para sua empresa.