Como emitir nota fiscal eletrônica em sua loja virtual?

0

A nota fiscal para loja virtual é um dos assuntos que mais tiram o sono dos empreendedores e empresários da internet. Como é possível emitir notas a fim de atender às exigências de qualidade do consumidor? A loja está errada em comercializar sem tal emissão?

Se você tem dúvidas sobre esse importante assunto, com certeza está no lugar certo! Neste artigo você poderá entender a importância de emitir nota fiscal, mesmo que na loja virtual, e conferirá um passo a passo simples sobre como passar a fazer essa emissão. Por isso, leia mais!

Nota fiscal para loja virtual: É realmente necessário?

Não só necessário, como obrigatório, emitir nota fiscal para loja virtual é indispensável assim como em qualquer outro negócio. Muita gente não sabe, ou finge não saber, mas as responsabilidades no ambiente online existem e precisam ser levadas a sério.

Portanto, se você vende produtos variados em seu e-commerce, como molde de injeção de plástico, por exemplo, e acredita estar isento das responsabilidades fiscais, por exemplo, fique sabendo que não é bem assim. É a partir da NF-e, Nota fiscal eletrônica, que são retirados os impostos em cima dos produtos vendidos!

Sendo assim, é claro que, independente do meio pelo qual a venda for feita, é obrigatória a emissão deste importante documento. Isso porque além dele comprovar algo como um recibo, é também uma garantia e segurança tanto para o empresário quanto para o cliente.

Dúvida respondida? Agora que você finalmente sabe sobre a obrigatoriedade da emissão de nota fiscal para loja virtual é válido conferir também algumas dicas sobre como entrar na legalidade passando a emitir esse documento. Continue sua leitura!

O que é necessário para emitir nfe na loja virtual?

Mais do que ter uma loja virtual, é preciso atentar-se a outros pontos para fazer a correta emissão da nota fiscal. A seguir estão elencados os três passos fundamentais de serem dados para que seu negócio esteja dentro das regras e de acordo com a Lei do E-commerce:

· Tenha um CNPJ

Sim, parece óbvio, mas a verdade é que existe muita loja fantasma na internet. Na maioria das vezes, estes negócios acabam sendo fraudes ou empresas fadadas ao fracasso visto que suas estruturas já estão erradas, ou seja, estão sem um cadastro que confirme sua existência.

Para ter um CNPJ é realmente muito fácil e você pode fazê-lo até mesmo como um Microempreendedor Individual – MEI, se estiver com medo de que seu negócio não cresça.

Portanto, solicitar o CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – é sempre o primeiro passo para realmente tornar-se um empreendedor/empresário. Antes disso, você será apenas alguém que vende algo na internet e que está fora das regras, por isso atenção!

Vale lembrar que, se você vende produtos como isolador de pino polimérico 15kv em seu e-commerce, a retirada de um CNPJ pode trazer mais visibilidade e credibilidade ao seu negócio, pois muitas pessoas observam esse fator importante antes de realizar uma compra pela internet.

· Obtenha o certificado digital

Depois de ter o seu CNPJ, é hora de solicitar o certificado digital. Esse certificado nada mais é do que uma autenticação eletrônica, uma espécie de software, por onde muitas coisas podem ser resolvidas sem que você tenha que ir, por exemplo, à Receita Federal.

O certificado digital está disponível tanto para os empreendimentos físicos quanto para os virtuais e consegui-lo é uma etapa indispensável para começar a emitir suas notas.

No caso de uma empresa de tratamento de água que atua tanto fisicamente como online, o certificado digital é necessário e fundamental.

Várias empresas estão credenciadas e podem, desta forma, emitir a certificação digital. Entre elas destacam-se a Serasa Experian e a Certisign. No momento da solicitação atente-se e responda corretamente aos dados solicitados e depois usufrua do sistema.

· Faça seu cadastro no SEFAZ

Por último, mas não menos importante nesta primeira leva de passos para começar a emitir nota fiscal para loja virtual, é necessário fazer o cadastro do seu negócio no SEFAZ – Secretaria da Fazenda. Dependendo do seu estado, este procedimento pode ser feito até mesmo de modo online, por isso sempre vale a pena fazer uma pesquisa antes de sair de casa.

Depois de fazer o cadastro e passar por uma série de testes será possível fazer o “Credenciamento para emitir nfe loja virtual”. A partir disso você finalmente estará completamente apto a fazer suas vendas da forma correta, ou seja, enviando a nota fiscal junto com cada um dos produtos vendidos em seu e-commerce.

Vale a pena tirar uma dúvida comum a este passo: muitas pessoas esperam a autorização sair no Diário Oficial para começar a emitir a nota. Entretanto, fique sabendo, isso não é necessário. Assim que os passos anteriores forem dados, seu negócio já estará apto à emissão.

Escolha seu emissor nfe loja virtual: x plugins e ferramentas

Como você pode ver, é realmente simples e fácil começar a emitir nota fiscal para loja virtual. Mas, você reparou que está faltando um passo muito importante para completar tudo isso? Afinal, a escolha do emissor da nfe loja virtual também é determinante para o sucesso do procedimento, é indispensável dedicar-se a esse passo.

Existem muitas opções em plugins e ferramentas quando o assunto é escolher um bom emissor de nota. Confira a seguir três boas alternativas com que trabalhar:

1. Bling

Sistema de gestão para micro e pequenas empresas, sejam físicas ou virtuais, o Bling é o primeiro emissor que vale a pena mencionar aqui. Além de emitir nota fiscal de um jeito simples, rápido e eficiente, existem outras importantes integrações com o e-commerce para fazer uso. Vale a pena conhecer melhor!

2. Nfe.io

Ferramenta bastante específica para a emissão de nota fiscal para loja virtual ou física, o site Nfe.io automatiza este processo tornando-o mais eficiente e rápido. Várias empresas já utilizam o sistema que tende a ser cada vez mais usado. Aproveite para entender melhor as características do programa.

3. Tiny

Por fim, não menos interessante ou viável, o plugin Tiny tem a imponente missão de otimizar toda a rotina do seu e-commerce em apenas 5 dias tornando-o bem mais propenso a bons resultados, além de completamente dentro da lei com a emissão de nfe loja virtual. Saiba mais sobre o ERP Tiny e para tirar as suas dúvidas.

Agora que você já sabe da obrigatoriedade de emitir nota fiscal para loja virtual e conferiu os passos para ir à prática, aproveite para assinar as newsletters e fique por dentro de todos os conteúdos que vão ajudar o seu negócio a expandir!