Cartão de crédito: Como implementar em sua loja virtual

0

As lojas virtuais tem se tornado, cada vez mais, uma alternativa para o consumidor brasileiro. A praticidade, a facilidade e a segurança empreendida nos meios online incentivam a prática de adquirir produtos e serviços sem precisar sair de casa.

Um estudo realizado pela PayPal revelou que entre 2019 e 2020, os empreendimentos online tiveram um crescimento de mais de 40%, um impulso gerado devido à pandemia do novo coronavírus.

O processo inevitável de adaptação e adequação para se inserir no mercado online e garantir a sobrevivência dos negócios se tornou uma necessidade – em um momento onde quarentena, afastamento e isolamento social são imprescindíveis para conter o avanço do vírus.

Se você é empreendedor, está gerenciando uma loja online ou pensando em expandir os negócios para o mundo virtual e quer garantir o sucesso, percebeu que precisa pensar sobre uma série de ações.

Ter um bom catálogo de vendas, fotos de ótima qualidade, otimização em SEO, ter um site responsivo, oferecer ótimos preços e boas ofertas, mas acima de tudo, ter variedade nas formas de pagamento.

Pensando nisso, reunimos neste texto, possíveis maneiras de implementar pagamento por cartão de crédito, além da importância e os benefícios que isso pode trazer para sua loja virtual.  

Como implementar o cartão de crédito em sua loja virtual

Existem diversas formas de pagamento e-commerce – débito, crédito, boleto bancário, transferência online, entre outros – que nada mais são do que soluções integradas e ligadas de forma direta ou indireta a uma instituição financeira.

Para entender e usar o pagamento e-commerce em sua loja online, são utilizados em geral, os três serviços que mostraremos a seguir.

Adquirentes

As adquirentes são empresas cuja principal função é liquidar as transações financeiras por meio do cartão de crédito (e débito), elas se comunicam com as bandeiras do cartão e os bancos emissores para processar as transações.

Assim que a compra é aprovada, são as adquirentes as responsáveis por receber o dinheiro do banco e repassar para o comerciante no prazo estipulado no contrato.

Exemplos de adquirentes: Cielo, Rede, GetNet, Elavon, Stone, entre outras. Para adquirir o serviço, os lojistas precisam fazer uma parceria direta com essas empresas.

Gateway de pagamento

Os pagamentos virtuais via cartão de crédito também podem ser realizados com as Gateways de pagamento.

Esta opção funciona basicamente como uma maquininha de cartão, só que virtual. Desta forma, o cliente coloca as informações solicitadas e elas serão enviadas aos responsáveis pela bandeira do cartão, que autorizam ou não a transação (de acordo com limite, a correção dos dados…).

Para usar a Gateway de pagamento, é preciso fazer contrato específico com cada uma das bandeiras dos cartões – se você é pequeno ou médio empreendedor, esta pode não ser uma solução tão viável.

Intermediador de pagamento

Intermediador de pagamento, ou subadquirentes, funcionam como intermediadores entre o comprador, a loja virtual e as instituições financeiras.

Quando o cliente realiza o pagamento, quem recebe é o intermediador, que tem o papel de acionar o banco ou a bandeira do cartão de crédito, e assim que a compra é aprovada, o lojista faz a venda.

Os serviços mais conhecidos são o PayPal, MercadoPago, PagSeguro. É cobrado taxas aos lojistas para a realização dessa atividade, e apesar de cobrarem taxas um pouco mais altas que as Gateway, são opções mais interessantes para pequenos e médios negócios pela praticidade e acessibilidade.

Para entender qual a melhor escolha para o seu comércio online, você precisaram pensar sobre fatores como:

  • O perfil e o comportamento do seu público;
  • Saber quais as melhores soluções e tendências de pagamentos usadas no mercado para o setor que você atua;
  • Se atentar para o valor cobrado nas taxas de aquisição do serviço;
  • Pesar a diferença nos prazos de pagamento e compensação entre cliente e banco;
  • Ficar de olho na segurança oferecida nestas soluções de pagamento;

Assim, você garante melhor desempenho e menor possibilidades de dores de cabeça futuras.  

A importância de implementar pagamento por cartão de crédito

Quando se trata de negociação, seja de serviços e/ou produtos, é importante que os consumidores tenham diferentes opções, para facilitar o processo de compra e garantir um ambiente seguro para seu cliente.

Gerenciar uma loja virtual e não se preocupar com a experiência do cliente em todas as etapas, ou não investir corretamente em processos de integração para pagamentos online pode prejudicar sua saúde financeira.

Não adianta ter uma loja incrivel, bem organizada e de ótima navegação quando o cliente encontra dificuldades para realizar o pagamento.

Além disso, oferecer a possibilidade do pagamento ser realizado com cartão de crédito, uma das formas de pagamento que mais cresce no Brasil, pode impactar de uma forma muito positiva as suas vendas.

Vantagens de implementar pagamento por cartão de crédito

Veja algumas vantagens de implementar o cartão de crédito em sua loja online.

  • Atuação e presença expandida na internet;
  • Agilidade e rapidez no processo de compra;
  • Possibilidade de parcelamento;
  • Bônus e vantagens para os clientes;
  • Personalização das faturas do cartão de crédito, o que gera autoridade no momento que a logo e o nome de sua loja são identificados;
  • Converter mais clientes, diminuindo a situação de abandono das compras;
  • Mais liberdade e opções para o cliente realizar suas compras.

Como deu para perceber, são muitas as vantagens ao implantar compras por cartão de crédito em sua loja. Este cuidado é fundamental para evitar a frustração do cliente e o abandono do carrinho e te ajuda a perceber o quanto é importante ter variedade de opções durante a finalização de uma compra. Assim, com toda certeza, você obterá sucesso nas vendas e consequente aumento no faturamento.