Hotmart: o que é? É confiável?

0

Muito usada como principal fonte de renda por afiliados e produtores de conteúdo, a Hotmart trabalha como uma plataforma de comercialização e distribuição de produtos digitais. Referência no ramo, é a maior da América Latina.

Além de seu foco ser o comércio de produtos digitais, a Hotmart ainda oferta cursos de EAD sobre empreendedorismo com uma estrutura altamente competente e de ponta.

O que é Hotmart?

De uma forma simples, a Hotmart é uma plataforma EAD que permite hospedar cursos online e processa todos os meios de pagamento em um único lugar.

Se a pessoa deseja, por exemplo, oferecer um curso online para expandir as possibilidades, a plataforma não só dá a ela a estrutura que precisa, como facilita todo o caminho.

Hotmart o que é? É confiável?
Fonte/Reprodução: Hotmart

Já os afiliados atuam como divulgadores desses cursos e levam para mais pessoas as possibilidades de estudar e aprender sobre diversos nichos e áreas de atuação. Dessa forma, um produtor digital e um afiliado, dentro da Hotmart, trabalham juntos para obterem sucesso.

Como funciona a Hotmart?

A Hotmart trabalha de maneira muito simples. Conforme explicação abaixo:

  • Primeiro, a pessoa que deseja ensinar sobre um determinado assunto de sua especialidade pode criar um e-book ou um curso online para compartilhar com o mundo;
  • As pessoas que possuem facilidade para fazer relações e obter vendas positivas ajudam no processo da divulgação e vendem o produto para o consumidor final, aí recebem uma comissão em troca;
  • Já o consumidor que busca aprender algo novo pode adquirir esse produto direto pela plataforma, através de links indicados ou de pesquisas realizadas por ele no site.

Após a compra ser efetivada, todos ganham. O afiliado, caso tenha indicado, recebe uma porcentagem do lucro, o produtor recebe a outra parte e, por fim, o cliente tem acesso ao produto dentro da plataforma para acessá-lo sempre que quiser através de seu cadastro.

Hotmart é confiável?

Por ser uma empresa líder na América Latina, tornou-se referência do ramo e também muito famosa até mesmo entre aqueles que nunca trabalharam com marketing digital.

Além disso, a empresa sempre divulga sobre a segurança da plataforma, tanto para os clientes, quanto para afiliados e produtores. Ainda tem mais: seu método de pagamento é com o Hotpay, uma ferramenta de processamento de pagamento que prioriza a segurança, agilidade e flexibilidade nos pagamentos.

Por fim, a plataforma também deixa claras todas as suas responsabilidades.

Pela Hotmart, fica descrito que:

  • A plataforma irá proteger todos os dados para que não haja nenhum tipo de fraude;
  • Realiza a entrega dos produtos;
  • Paga ao produtor sem que ele precise entrar em contato com suporte;
  • Verifica a qualidade do produto antes de permitir que seja vendido;
  • Dá todo o suporte que for necessário às dúvidas relacionadas a transações.

Além disso, o produtor também se responsabiliza por:

  • Dar suporte para todas as dúvidas relacionadas ao seu produto;
  • Sempre ofertar produtos de qualidade;
  • Disponibilizar o produto no site e não levá-lo para site de terceiros;
  • Entregar tudo o que foi prometido durante a divulgação;
  • Listar tudo sobre o produto.

Além de tudo isso, a empresa ainda possui uma nota alta no Reclame Aqui, com um certificado de RA1000 do site, o que prova sua preocupação com o suporte e solução ao cliente.

O que é afiliado Hotmart?

Os afiliados são pessoas que, diferente dos produtores, têm como objetivo vender um produto pronto em que sua responsabilidade começa na divulgação e termina aí.

Ele lucra com uma porcentagem por produto vendido e recebe tudo pela própria plataforma, sem que o produtor da Hotmart tenha que acompanhar pessoalmente.

Ao se tornar um afiliado Hotmart, existe a opção de escolher entre milhares de produtos que deseja promover e deve-se sempre respeitar algumas exigências que os produtores possam vir a fazer, com a vantagem de ter algo em mãos para vender, mas sem o trabalho de tê-lo feito.

Além disso, todas as comissões são processadas diretamente pelo painel, o que dá segurança para quem divulga os produtos e faz com que o afiliado consiga acompanhar os resultados para saber qual deles se sai melhor.

Quais produtos posso vender na Hotmart?

Por ser uma plataforma digital, existem vários formatos de produtos vendidos. Segue abaixo alguns produtos que podem ser vendidos na Hotmart:

  • Cursos online, Área de Membros, Serviços de Assinatura;
  • E-Books, Documentos;
  • Ingressos para eventos;
  • Screencasts, Filmes, Clipes;
  • Áudios, Músicas, Ringtones;
  • Software, Programas para baixar;
  • Imagens, Ícones, Fotos;
  • Números de Série, Cupons de Desconto;
  • Aplicativos para Celular;
  • Templates, Códigos Fonte. 

É importante entender que existem alguns critérios para cada tipo desses produtos. É possível conferir um a um aqui neste link para evitar qualquer problema.

O que colocar na descrição de produtos do Hotmart?

A descrição do produto é o que vai atrair a venda. Ela é a porta de entrada para que a pessoa decida se deseja continuar vendo mais ou abandonar o produto e buscar outro.

Por isso, na descrição é importante deixar claro o motivo do produto ser tão importante e destacar seus benefícios. É necessário falar com propriedade sobre o que ele aborda e permitir que o público consiga ter uma visão clara sobre o que ele irá adquirir.

Uma boa tática é criar uma persona, que é a imagem resumida em uma pessoa. Essa imagem representa seu público e o que ele deseja ter. Depois, pode-se criar uma técnica textual em que converse com essa persona, aponte os problemas e mostre como pode resolver esses problemas.

Contudo, é importante lembrar de nunca prometer algo que não vai entregar.

Como vender no Hotmart

Após criar um login e validar o e-mail, só é preciso acessar ao painel de pesquisas e filtrar por nicho. A escolha do primeiro produto é muito importante e deve-se ler todas as exigências que o produtor informou.

Logo em seguida, deve-se solicitar para ser afiliado e aguardar. No painel de afiliados haverá uma lista de produtos. Tudo o que o usuário precisa é escolher um, copiar o link de afiliado e começar a divulgar.

Dica para começar a vender seu primeiro produto

Existem muitas dicas boas espalhadas na internet, mas a melhor de todas é saber o que se vende. Não adianta decidir vender algo que não se pesquisou o mínimo sobre o assunto.

Ainda sobre a persona, explicada no tópico anterior, é importante entender sobre o público-alvo do produto e sobre como chegar nele.

Caso o usuário já possua um público bem engajado e que só precisa de uma recomendação para as vendas acontecerem, então a dica é saber se o que se recomenda é realmente bom. Por isso, é importante ter acesso ao conteúdo primeiro.

Entretanto, se o usuário for construir seu público ainda, ele pode iniciar nas redes sociais com produção de conteúdos que combinam com o produto, até conseguir indicar o que pretende vender. 

É importante tomar muito cuidado para não fazer spam para continuar a manter o respeito de todos e a credibilidade para as próximas vendas.