Como montar um e-commerce de sucesso

A tecnologia e a mudança de comportamento dos consumidores mudaram as formas de se fazer negócio. Afinal, com a evolução da internet, grande parte dos empreendedores passou a substituir as lojas físicas para o comércio totalmente digital.

Entretanto, ao definir o comércio eletrônico como o meio ideal para o seu negócio, podem surgir algumas dúvidas bem comuns: quais são as necessidades específicas desse canal? Como adequar uma empresa ao meio digital? Quais são os principais desafios?

Antes de mais nada, é preciso investir em planejamento, capacitação e conhecimento de mercado. Inclusive, essas são etapas fundamentais para desenvolver um comércio eletrônico, mais conhecido como e-commerce.

Para responder a essas e outras perguntas, separamos neste post um passo a passo valioso para quem deseja abrir um e-commerce de sucesso. Boa leitura!

Passo a passo para montar um e-commerce

O comércio eletrônico exige muita dedicação e profissionalismo. Afinal, com uma concorrência cada vez mais acirrada, é importante trabalhar para que o negócio tenha um bom desempenho no mercado.

Além disso, é imprescindível ter em mente o tipo de negócio que você vai criar. Depois do seu objetivo definido, é preciso seguir os seguintes passos:

1. Faça um projeto do seu e-commerce

Um projeto de e-commerce vai muito além de simplesmente abrir uma loja virtual. Para se ter uma ideia, mais de 60% das lojas que compõem o comércio eletrônico fecham em menos de 1 ano.

Por isso, é fundamental criar um projeto de e-commerce detalhado, analisar o nicho de mercado, o público-alvo e, depois, colocar tudo isso na ponta do lápis.

Faça uma cronograma das etapas a serem desenvolvidas para criar o e-commerce e especifique o valor do projeto. Além do mais, deixe bem claro o retorno que você espera do seu projeto de spda no mercado.

2. Defina um nicho de mercado

Nesse momento, é fundamental pensar em um nicho de mercado, afinal, essa é a melhor opção para o novo empreendedor digital.

Diferente do segmento de mercado, o nicho abrange uma parcela mais específica, e ainda evita a concorrência com grandes nomes e contribui com a exploração de áreas ainda não exploradas, como o departamento de elevador de escada, por exemplo. 

Atualmente, em um mercado tão competitivo, as chances de criar um e-commerce de sucesso estão diretamente relacionadas à definição do nicho de mercado, já que alguns segmentos estão completamente saturados.

3. Conheça a tecnologia

A tecnologia é fundamental para a construção de um e-commerce. Afinal, por meio dela que o comércio eletrônico surgiu e ganhou destaque. Pensando nisso, é imprescindível conhecer os dispositivos que unem o projeto.

Existem inúmeras plataformas de e-commerce disponíveis no mercado, que podem ser adaptadas para a criação de lojas e o melhor: a preços acessíveis.

4. Pesquise as formas de pagamento

O comércio eletrônico oferece diversas formas de pagamento online. Até porque, é necessário que os clientes se sintam seguros ao finalizarem uma compra e efetuarem o pagamento.

Dependendo do perfil do seu negócio, você pode implementar soluções com etiqueta de segurançae sem muita burocracia. Aliás, essa é uma ótima maneira de chamar a atenção dos consumidores.

Em uma loja virtual, é preciso alinhar a segurança com a funcionalidade. Por isso, pesquise as formas de pagamento disponíveis no mercado e identifique a ideal para o seu negócio.

5. Invista em marketing digital

O marketing digital é fundamental em qualquer negócio – principalmente em um e-commerce. Por isso, crie um planejamento bem definido sobre as estratégias de marketing digital que você deseja utilizar.

Aliás, esse fator deve ser pensado no primeiro momento, junto ao planejamento inicial, uma vez que ele envolve até a plataforma que você irá trabalhar.

Sendo assim, separe recursos, identifique a ação ideal para o seu negócio e crie um plano estratégico para a divulgação da sua marca.

Aposte no seu e-commerce!

Por fim, para montar um e-commerce de sucesso é necessário, acima de tudo, planejamento. Nesse sentido, tire as suas ideias do papel, trace o seu orçamento, crie uma boa campanha de marketing e conheça o seu mercado de atuação.

E você, gostou desse assunto? Conta pra gente! Queremos saber a sua opinião a respeito!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌