SEO: Como aplicá-lo em uma loja virtual?

0

O SEO, como é popularmente conhecido, é um conjunto de estratégias de otimização focadas em melhorar a visibilidade de sites e blogs nos mecanismos de busca da internet como Google, Bing e Yahoo.

A implementação dessas estratégias de otimização em lojas virtuais tem o mesmo objetivo de sites comuns, no entanto, o seu objetivo principal é chegar ao público-alvo, gerar lucros e vendas, bem como a conversão de leads em clientes fiéis.

Estar no topo dos motores de busca não é fácil, mas, sabendo como aplicar o SEO em uma loja virtual do jeito certo é possível obter bons resultados. Quer aprender? Confira as dicas abaixo.

SEO: A diferença na concorrência

Desde que a internet passou a ser dominada por lojas virtuais, a concorrência entre as que atuam no mesmo nicho tem crescido de maneira a deixar os pequenos vendedores em grande desvantagem.

Fazendo com que a tarefa de competir com uma empresa grande e conhecida no mercado fosse impossível, já que a pouca visibilidade que os sites pequenos obtinham não chegava nem perto dos números de nomes poderosos.

Foi então que a otimização mudou essa realidade. O SEO, podendo ser aplicado em todo site, trouxe mais concorrência e visitantes a sites poucos conhecidos e, em pouco tempo, estes passaram a disputar o topo dos mecanismos de busca junto aos maiores do mercado.

Qualquer pessoa, empresário, lojista ou vendedor pode implementar o SEO em lojas virtuais e se beneficiar com isso. A única dúvida que vem à mente é: “Como fazer?”.

De antemão, saiba que será necessário apenas uma loja virtual, um pouco de tempo e estudos. Confira o passo a passo abaixo e impulsione a sua loja online.

Passo 1: O conteúdo

Seu conteúdo é o passo mais importante. Seja você uma loja virtual ou um site de qualquer assunto, o texto vai ser sua vantagem de concorrência com o topo da busca. A aplicação do SEO se inicia aqui.

Primeiro, você precisa focar no conteúdo e responder a essas duas perguntas: O conteúdo do seu site tem alguma relevância para o visitante? Seu conteúdo é capaz de resolver/solucionar os problemas ou dúvidas do visitante? Se sim, esse é o caminho certo.

As pessoas não buscam conteúdo que não seja relevante para aquilo que elas estão procurando na rede. Por isso, lojas virtuais também precisam de conteúdo. Não basta apenas expor o seu produto com uma pequena descrição e esperar que alguém pense em comprá-lo.

Passo 2: Palavras-chave

Com seu conteúdo já no início da otimização, passamos agora para as palavras-chave. São essas palavras escolhidas a dedo que te colocarão no topo.

Os mecanismos de busca atuais usam algoritmos que procuram na rede conteúdo focado exatamente nas palavras que os usuários adicionam no campo de pesquisa. Vamos supor que um site esteja falando sobre games e a palavra chave é exatamente essa: games.

Uma rápida pesquisa pelas palavras chaves fez essa pessoa decidir usar a palavra “games” no texto como otimização. O que a pesquisa mostrou foi que essa palavra tem sido uma das mais pesquisadas no Google, Yahoo, Bing, etc.

Com isso, ele sabe que colocar “games” vai tornar seu conteúdo visualizável por quem procurar por ela nas barras de pesquisa. Esse é o princípio da otimização de palavras-chaves no SEO em uma loja virtual.

Para pesquisar as melhores palavras-chave para serem usadas em uma loja virtual, um dos mecanismos de buscas mais conhecidos e usados pelos otimizados é este: https://neilpatel.com/br/ubersuggest/.

Passo 3: Imagens

As imagens que são inseridas na loja virtual também podem ser otimizadas e melhorar um pouco mais sua visibilidade.

Mas, diferente de um texto, o processo de otimização das imagens parte do princípio que os mecanismos de busca não foram programados para lê-las, por isso, muitas vezes, não conseguem fazer isso. No entanto, o código fonte que forma as imagens nos sites sim.

Para otimizar uma imagem é necessário seguir duas simples etapas. A primeira é a utilização da tag <alt>, esta vai servir como representação de uma palavra-chave, como em um texto. A segunda etapa é a adição de outra tag junto a primeira, está é a <src> que carrega o nome da imagem.

Lembrando que a otimização deve ser feita no código fonte da imagem adicionada para que funcione.

Passo 4: Os links na loja virtual

Os links também necessitam de otimização em uma loja virtual, considerando que todas possuem diversas páginas, ou caminhos, que direcionam o usuário até o produto final.

A aplicação de SEO em uma loja virtual também passa pelos URLs, que devem ser simples e diretos em qualquer situação. Seguindo o exemplo do site de games usado anteriormente, vamos supor que o usuário esteja buscando por lançamentos de jogos para um console específico.

O caminho que ele vai percorrer no menu do site seria basicamente assim: Home>Video-games>Playstation 5>Notícias>Lançamentos. Na teoria esse seria o caminho que seria indicado no url do site, mas nem todos são assim, por exemplo:

www.videogamesnovidades.com.br/lançamentos.php?novo=22342

Caso você fosse usuário, saberia como retornar ou navegar pelo site? Esse é o ponto! A otimização das URLs tem como objetivo melhorar esse mapeamento. Assim, a URL melhorada ficaria desta forma:

www.videogamesnovidades.com.br/video-games/Playstatios-5/noticias/novidades/

Passo 5: Marcadores

Esse último passo de técnicas de SEO para usar em uma loja virtual objetiva a aplicação de marcadores em seus produtos ou na própria loja, por exemplo, um sistema de avaliações, onde o clientes possam avaliar seus produtos e seu site.

Esse sistema será lido e exibido pelo Google logo abaixo do título do produto. É uma forma a mais de aumentar a confiança de quem ainda não é cliente e fidelizar aqueles que ainda tinham dúvidas.

Agora que você já conhece 5 passos básicos de SEO que podem potencializar os resultados da sua loja virtual, não deixe de aplicá-los!