Boas práticas de logística para uma loja virtual eficiente
Para ter uma loja virtual com bons resultados, é fundamental pensar em todos os detalhes e garantir que seus clientes recebam tudo como o esperado. Assim, você não terá nenhuma crise.
Uma das partes mais importantes do e-commerce é a logística, afinal você precisará entregar os produtos para seus clientes de forma rápida, segura e sem extravios.
A seguir, conheça boas práticas de logística para uma loja virtual.
O que é logística?
A logística é um processo fundamental para muitas empresas, inclusive para as lojas virtuais. Responsável pelo planejamento e a execução do transporte, além do armazenamento das mercadorias, desde a sua origem até a chegada ao cliente, por exemplo.
Por meio da logística, a empresa garante que as expectativas do cliente serão atendidas de forma econômica. O transporte das mercadorias até o seu estoque e, posteriormente, o envio aos clientes, é uma etapa fundamental e que faz toda a diferença.
É disso que se trata a logística: organizar os processos de transporte e armazenamento de mercadorias.
Como é a logística de uma loja virtual?
Quem tem uma loja virtual também precisa pensar como fará para manter o seu estoque cheio e como será realizada a entrega dos seus produtos.
A logística também abrange outras questões, como o armazenamento das mercadorias, o envio ao cliente, a resolução de problemas relacionados com a entrega, valores dos fretes, contato com Correios e transportadoras e muito mais.
É possível ainda ter um sistema de entrega próprio, podendo prever algum tipo de seguro para lhe amparar em determinadas situações, assim como fazer o rastreamento de mercadorias de empresas terceirizadas.
Tipos de logística para e-commerce
Ao criar um e-commerce, é preciso estar ciente dos tipos de logística existentes para saber qual aplicar em determinada situação, adquirindo boas práticas para o seu negócio. Há quatro tipos: de suprimentos, produção, reversa e distribuição. Veja, a seguir, como funciona cada um deles.
Logística de suprimentos
É a parte responsável por comandar e organizar a matéria-prima usada para confeccionar seus produtos e garantir a qualidade.Também é responsável por manter o estoque, embalar os produtos, fazer a gestão dos fornecedores e buscar a redução nos custos do produto final.
Logística de produção
Tem ligação com a construção dos produtos, principalmente se é feito de maneira artesanal (não sendo aplicado a todos os tipos de lojas virtuais). Este tipo de logística coordena as etapas de montagem e fabricação, controlando o estoque de matéria-prima e muito mais.
Logística de distribuição
É aquela que define como o produto será enviado e entregue ao cliente final. Nesta etapa, o profissional também precisa garantir que no estoque haja uma determinada quantia adequada de produtos para que as entregas sejam feitas no prazo determinado.
Logística reversa
Permite que o consumidor retorne à empresa um produto após seu consumo. Assim, o fabricante poderá fazer o descarte correto, garantindo a sustentabilidade do planeta.
Como planejar a logística do e-commerce
Quem tem uma loja virtual precisa investir em logística, garantindo um melhor relacionamento com o cliente tanto por entregar o que é prometido quanto por estar sempre com tudo em ordem.
A primeira etapa para planejar a logística em sua loja é conhecer bem todos esses processos e entender como eles podem ser usados ao seu favor.
Para estruturar a logística do seu e-commerce, você deve se atentar às seguintes ações:
- selecionar os fornecedores;
- receber e conferir os materiais;
- cuidar da armazenagem dos seus produtos;
- controlar o estoque e prever compras futuras;
- preparar os pedidos;
- manter uma boa comunicação com a transportadora ou com os Correios;
- cuidar da embalagem;
- estar atento à documentação e às notas fiscais;
- monitorar e rastrear os pedidos;
- fazer o gerenciamento das entregas;
- tratar sobre o pós-venda e a logística de trocas e devoluções.
Equipe de logística para loja virtual
Mesmo que você possua pouco dinheiro para o início da sua empresa, é fundamental investir em uma equipe para cuidar da logística da sua loja virtual. Ela pode ser pequena, dependendo de quais atividades você acha que consegue dominar sozinho.
Faça uma lista do que consegue fazer e das coisas que não tem tanta habilidade. Depois, vá atrás de profissionais que podem te ajudar nestas situações.
Boas práticas de logística para loja virtual
A primeira boa prática de logística que você pode adotar é estar com os processos internos bem organizados. O que isso significa?
Muitas vezes há atraso na entrega por demora na separação dos itens, na preparação da embalagem e até mesmo para emitir os documentos necessários. Isso é de sua responsabilidade, portanto, garanta que tudo tenha um bom fluxo.
Usar um sistema de gestão integrado é fundamental para reunir todas as informações de estoque, demanda e reposição. Nele, você cadastra os produtos e pode gerenciar as entradas e saídas, fazer o controle financeiro, reunir todos os pedidos e gerenciar as entregas.
A previsão de demanda é uma boa prática de logística que você deve adotar, pois pode ter uma maior organização para comprar e armazenar os produtos. Assim, prevê as compras do mês, adquirindo a quantidade ideal para não faltar nada em seu estoque.
Desafios da logística em loja virtual
Ter uma loja virtual não é somente flores, mas há muitos desafios que podem gerar prejuízos nas vendas, perda de clientes e muito mais. Um deles é a falha de comunicação entre a equipe do e-commerce e da transportadora, que pode acabar causando prejuízos na entrega do produto ao cliente final.
O ideal é que o transportador receba a mercadoria com todas as informações corretas para que o processo de entrega seja realizado sem problemas. Podem ocorrer erros na hora do cliente fazer o pedido ou acompanhá-lo, como:
- não conseguir obter informações sobre onde anda o seu produto;
- indisponibilidade de produtos;
- erros na embalagem,
- problemas na transcrição dos dados do cliente corretamente para os documentos e muito mais.
A logística reversa também é um grande desafio para as lojas virtuais, afinal, todos devem garantir que haja o descarte correto dos resíduos pós-consumo.
É fundamental que as lojas virtuais estejam prontas para lidar com essas situações de forma ágil e prática para não cair no conceito do seu cliente.
Como ter uma logística eficiente para loja virtual
Para ter uma logística eficiente, é preciso entender todas as etapas mencionadas e fazer com que elas funcionem bem, evitando atrasos, falta de estoque ou outras insatisfações.
Ter uma equipe profissional e qualificada também ajuda muito na gestão do negócio, contribuindo para que a sua loja tenha uma logística mais eficiente e não decepcione o cliente em nenhum momento.