Woocommerce para WordPress: saiba tudo sobre essa plataforma!

Compartilhe conhecimento

Rate this post

Quando falamos sobre o WooCommerce estamos nos referindo a um plugin desenvolvido especialmente para sites e blogs da plataforma WordPress. Oferecido de forma gratuita, ele possibilita que a estrutura de sua loja virtual seja construída tendo como base códigos abertos.

A ideia que deu origem ao WooCommerce surgiu em 2011 e foi desenvolvida pelos programadores James Koster e Mike Jolley.

No ano de 2015, o WordpPress resolveu adquirir o plugin incentivado pela sua ascensão e sua ampla aceitação. Estima-se que cerca de 28% do comércio eletrônico no mundo seja baseado no WooCommerce.

Como funciona o WooCommerce?

O WooCommerce é um plugin gratuito de e-commerce desenvolvido para funcionar de forma integrada ao WordPress. Assim que ele é instalado, uma série de recursos fica habilitada. Com isso, é possível operar tranquilamente a loja virtual dentro da plataforma WordPress. Alguns recursos destacáveis:

  • Frete;
  • Formas de pagamento;
  • Gestão de clientes;
  • Gestão de produtos;
  • Gestão de pedidos entre outros.

Dentro da lista de serviços aos quais o Woocommerce pode ser integrado temos o PagSeguro, Moip, PayPal, Pagar.me, MailChimp, iugu, Google Analytics, Facebook, Boletos, Correios, Instagram e até mesmo grupos de desconto.

Um dos principais diferenciais do Woocommerce, em relação a outras plataformas destinadas as vendas online, é o fato de que há várias extensões que visam permitir o controle total e seguro de uma transação. Isto é, da cobrança até a entrega do produto na casa do cliente.

Principais características e vantagens do Woocommerce

Confira agora quais são as principais funcionalidades disponíveis a partir do Woocommerce e veja o quanto o plugin pode impulsionar o seu negócio:

1.      Vendas

Não importa o segmento da loja virtual, é possível trabalhar com todos os produtos em um único ambiente. O Woocommerce foi desenvolvido para lidar com inúmeras transações de produtos virtuais e físicos.

2.      Produtos

Com a ajuda do Woocommerce é possível gerenciar os produtos digitais ou físicos de forma muito prática e intuitiva no WordPress. O mais legal é que é possível ir organizando e fazendo melhorias de acordo com o crescimento dos negócios como, por exemplo, na gestão do catálogo de produtos.

3.      Logística

O Woocommerce oferece suporte para o gerenciamento de frete dos produtos fixos. Podemos ainda incluir uma configuração para o frete grátis ou envio com taxa fixa. No mais, ainda há uma série de plugins que poderão otimizar esse processo.

4.      Relatórios

Desempenho geral da loja, níveis de estoque, vendas recebidas e comentários são alguns dos “setores” que podemos avaliar de forma mais abrangente graças a integração feita com o painel de controle da plataforma WordPress.

5.      Impostos

Talvez uma das funcionalidades mais interessantes do Woocommerce seja essa: ele conta com um sistema de cálculo de impostos.  E tudo isso de forma bem simples e intuitiva com a possibilidade de configuração de taxas por localidade.

Sem dúvida alguma, o Woocommerce é uma alternativa segura, eficiente, completamente customizável e claro, gratuita para quem trabalha com lojas virtuais.

Seus recursos podem ser aproveitados por negócios de qualquer espécie e empresas de todos os tipos, desde as que estão iniciando sua atuação no mundo virtual até grandes vendedores e marketeplaces.

O Woocommerce merece destaque dentre as opções disponíveis no mercado devido as suas funcionalidades que permitem um excelente nível de controle sobre os negócios. O mais legal é que a maior parte das implementações pode ser feita em poucos minutos com total liberdade!

Gostou do conteúdo sobre o Woocommerce? Aproveite e mantenha-se informado assinando nossa newsletter e receba todos os conteúdos em primeira mão.


Compartilhe conhecimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *