O que é template para loja virtual e como escolher um?

Compartilhe conhecimento

Rate this post

Você tem uma loja virtual e está pensando em dar aquela reformulada na aparência? Ou pretende construir uma e ainda não sabe direito como fazer? Fique tranquilo, você está no lugar certo. Aqui vai encontrar algumas dicas de como iniciar esse projeto. Que tal começar pensando no melhor template para a sua loja virtual?

Passo fundamental para definir o resto do design, entender o que é template para loja virtual e como escolher um faz parte de todo o processo da montagem ou reformulação da loja e do endereço eletrônico.

A escolha do template certo é essencial para que todos os elementos da loja virtual fiquem organizados e os produtos bem expostos. Com isso, o número de acessos e vendas só tende a aumentar. Afinal, o template tem tudo para influenciar na decisão final de compra do público.

Em todo caso, contar com a ajuda de um profissional para evitar erros em sua loja virtual é muito importante. Algo que não saia conforme o esperado pode fazer com que seu negócio perca vendas e todo o dinheiro investido.

Por isso, aqui você vai conhecer melhor os serviços que a Wnweb oferece para pessoas que, como você, querem se dar bem com uma loja virtual. Veja as dicas a seguir e fique pronto para investir da maneira correta!

Afinal, o que é o template de uma loja virtual?

Antes de qualquer coisa você deve entender melhor o que é um template e só depois conhecer qual a sua importância para um e-commerce. Se você estivesse dando os primeiros passos para montar uma loja física, o que pensaria em fazer logo no início?

Normalmente seria encontrar um local adequado, acessível financeiramente e de fácil acesso para o público. É exatamente isso que você deve imaginar quando escuta falar sobre templates. Imagina só entrar em uma loja sem cor ou sem móveis? Seria muito estranho. E esse é o papel do template no e-commerce.

O template é bem o começo da loja virtual. Ele é apenas uma estrutura pré-definida de como os conteúdos serão distribuídos e que facilita o desenvolvimento do site.

Capaz de definir a aparência da sua loja virtual, o template, tecnicamente, é um conjunto de arquivos como HTML, XML, imagens e folhas de estilo que formata a apresentação do conteúdo e a exibição do site.

Pode modificar coisas como: menu, botões, fontes, cores e o que for preciso para deixar a loja virtual com a identidade visual própria, colocando os conteúdos e os produtos da melhor maneira. Por isso, é importante que na hora da escolha você procure modelos que atendam às necessidades do seu e-commerce.

Qual a importância do template?

Agora sim você vai entender por que um template é importante para sua loja virtual. É claro que ele facilita muito a vida do administrador do site, visto que a estrutura já está criada e testada também.

O maior benefício se encontra no âmbito dos consumidores. Um template organizado e agradável faz com que o cliente encontre rapidamente o que está precisando. Assim, ele vai se sentir seguro para realizar a compra e ter uma boa percepção da marca, podendo até recomendá-la com mais facilidade.

É um cartão de visitas. Você pode ter ótimos produtos, mas não vai ter tanto sucesso na sua loja virtual se o usuário não se sentir confortável na hora de navegar pelo site, certo?

Como escolher o melhor template para loja virtual?

Você já sabe o que é e qual é a importância de um template para loja virtual, mas como escolher a melhor opção para o seu caso? É uma dúvida bastante frequente. Por isso, vamos reunir os principais aspectos que influenciam nessa escolha:

  • Design: Deve oferecer uma navegação intuitiva ao cliente para que ele se localize rapidamente nas páginas da loja virtual. A média de cliques para ele encontrar o que deseja deve ser de 2 a 3;
  • Simplicidade: Como sempre, menos é mais. Não é por isso que você não deve escolher um template mais criativo e fora do padrão. Entretanto, evite aqueles muito rebuscados, porque podem deixar as pessoas confusas no momento da procura. Opte por um layout agradável e harmônico, tudo bem equilibrado;
  • Praticidade: O processo de finalização de compra deve ser algo objetivo, isso evitará que os clientes deixem os produtos no carrinho. É claro que isso não implica que deve deixar de ser seguro, muito pelo contrário. A segurança é uma das coisas que o consumidor mais preza na hora de concluir a compra;
  • Responsividade: É muito comum que os usuários pesquisem produtos e preços em smartphones e/ou tablets. Até mesmo que façam a comprar com esses dispositivos. Por isso, você deve levar em consideração os templates que se adaptam a qualquer tela. Além de sites responsivos, ou seja, que permitem interação eficiente e rápida entre o consumidor e a plataforma.

É melhor optar por um template pago ou gratuito?

Outra coisa a ser pontuada é que existem templates que são gratuitos e templates que são pagos. A escolha depende de qual é a sua necessidade para a loja virtual e onde você encontra um template ideal para isso.

Uma das vantagens de comprar um template é que ele vai ser único e atender as suas demandas. Você não vai correr o risco de encontrar outra loja virtual com o mesmo template que a sua está utilizando.

No entanto, também não há nenhum problema em começar com um template grátis. Existem inúmeros que podem ser encontrados facilmente na internet.


Compartilhe conhecimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *