Plataforma SaaS: Conheça esse serviço e descubra como ele funciona!

Compartilhe conhecimento

Rate this post

Pesquisas apontam que o setor de e-commerce tem crescido significativamente nos últimos anos gerando resultados de bilhões de dólares de faturamento todos os anos. A perspectiva é de que ele cresça uma média de 11% ao ano até 2019. E nesse cenário, as plataformas SaaS surgem como ferramentas importantes para que seu negócio acompanhe, de forma segura e organizada, todo esse processo.

Quer saber mais sobre o funcionamento desse modelo de plataforma e que tipos de benefícios ela pode oferecer para seu negócio? Continue a leitura deste conteúdo!

Como funciona a plataforma SaaS

O funcionamento de uma plataforma SaaS é algo relativamente simples: é como se fosse um aluguel. Ou seja, você pagará um valor mensal à empresa responsável pelo desenvolvimento e hospedagem de sua loja virtual para usar o espaço.

O diferencial no SaaS é o fato de que o fornecedor é quem tem a responsabilidade de manter o sistema sempre atualizado e em perfeito funcionamento.

Quando contratar um SaaS

A contratação de uma plataforma SaaS é recomendada para negócios de médio ou grande porte. O mesmo se aplica aos pequenos projetos que estão evoluindo, saindo de uma comunicação offline para online e que tem tido um constante aumento do fluxo de dados.

Seja qual for a situação, o essencial para se contratar uma plataforma SaaS é realizar uma boa pesquisa de mercado. Busque se informar sobre quais são os softwares disponíveis, preços do programa, perfil, investimentos em equipamentos que serão necessários e, claro, quais são as suas necessidades.

Para não se perder no caminho da contratação coloque também nos cálculos os custos de manutenção e até mesmo a energia elétrica.  Tendo a base de todos esses custos fica mais fácil encontrar um sistema SaaS que tenha algo mais atrativo em relação ao custo-benefício.

Vantagens das plataformas SaaS

Para quem lida com loja virtual os benefícios oferecidos por essa ferramenta são amplos. Entre os principais vale ressaltar os seguintes:

  • Mais agilidade e flexibilidade;
  • Custos relativamente menores;
  • Redução de despesas;
  • Previsão de custos;
  • Mais segurança nas transações;
  • Atualizações periódicas;
  • Tempo de implantação menor;
  • Suporte próprio especializado;
  • Facilidade e amplitude de customizações.

Como usar o SaaS?

Em termos gerais, começar a utilizar o SaaS é relativamente simples e barato, isso porque as aplicações dessas plataformas costumam rodar em qualquer tipo de sistema operacional.

E aqui vai uma dica: como a maioria dos fornecedores oferecem períodos de testes, você poderá aproveitá-los para avaliar as aplicações e selecionar aquelas que melhor se encaixam ao seu propósito.

Para usar, o interessado deve fechar contrato com a plataforma. Normalmente, as opções de pagamentos podem ser mensais ou por número de usuários. Vale ressaltar que há a possibilidade de se interromper o serviço a qualquer momento.

Pronto! Não há complicação alguma sobre como usar uma plataforma SaaS em seus negócios. Mas, lembre-se de ficar atento às suas necessidades e aos recursos oferecidos pelo SaaS escolhido.

A seguir, confira alguns bons exemplos de empresas e de produtos comuns a plataforma SaaS:

  • Google Drive e Gmail;
  • Diversos conversores, a exemplo do Free PDF;
  • Dropbox;
  • Vindi (SaaS de pagamento);
  • com;
  • Gerenciador de tarefas it.

Empresas reconhecidas mundialmente como a Netflix, Adobe, MacAfee, IBM e Mailchimp são alguns dos cases de sucesso mais interessantes ligados a essas plataformas SaaS.

Gostou de entender um pouco mais a fundo sobre plataformas SaaS? Aproveite e se inscreva em nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos diretamente em seu e-mail!


Compartilhe conhecimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *