O que é a plataforma prestashop e como ela funciona?

0

PrestaShop é um sistema de E-Commerce Open Source, desenvolvido em PHP e MySQL

Na hora de escolher uma plataforma para e-commerce vale destacar que existem diversas opções no mercado. E, diante de tantas, é normal que as pessoas fiquem em dúvida sobre qual escolher. Por isso, neste artigo você conhecerá a plataforma Prestashop, que é considerada como uma das melhores e mais conhecidas plataformas de e-commerce do mundo.

As plataformas de e-commerce são muito parecidas entre si, por isso, na hora de tomar a decisão e escolher uma em específico é necessário avaliar se as funcionalidades da ferramenta atendem às suas necessidades. Pensando em ajudá-lo nessa escolha, saiba mais sobre a plataforma Prestashop e sobre suas funcionalidades e vantagens a seguir.

A Prestashop

A Prestashop é um sistema gratuito de e-commerce considerado como um dos mais completos do mercado. A plataforma é francesa e sua primeira versão foi criada em 2007, atualmente está disponível em 40 idiomas.

A maior vantagem da Prestashop é que ela é uma plataforma Opensource, ou seja, possui o código aberto para que o próprio usuário possa realizar alterações na plataforma. Hoje, mais de 150.000 lojas possuem o suporte da plataforma e esse número tem crescido dia após dia.

Devido ao crescimento gradativo da comunidade, a plataforma dispõe de melhorias e atualizações periódicas e organizadas, reduzindo assim os custos das lojas virtuais e ofertando o que há de melhor em sistema de e-commerce a nível mundial.

Funcionalidades e vantagens

Quer entender melhor como a Pretashop pode ajudar o seu e-commerce? Veja abaixo as maiores vantagens ao utilizar essa plataforma:

·         Sistema Opensource

Como já citado, o sistema da Prestashop é Opensource, dessa forma, possui o código aberto, permitindo que o próprio usuário realize as alterações que desejar.

·         Instalação e idioma

Uma das vantagens da Prestashop é sua fácil instalação que permite que qualquer pessoa possa ter acesso à plataforma. O processo de instalação é rápido e simples, em apenas alguns passos sua loja pode ser instalada e ficar pronta para receber as configurações necessárias.

Isso pode ser feito por meio de um provedor e hospedagem ou em sua máquina local, podendo criar assim um ambiente de testes.

·         Recursos

Além dos próprios recursos da Prestashop como integração com o Google Analytics e otimização para mecanismos de buscas, a plataforma dispõe de facilidades na própria página do desenvolvedor, onde há vários módulos que podem atender às necessidades específicas do seu negócio.

·         Painel de controle intuitivo

O painel de controle da Prestashop é simples e fácil de mexer, diferente de outras plataformas que são mais robustas. O painel de controle da plataforma se destaca não só pelo visual, mas também pela organização, o que deixa a ferramenta mais facilmente gerenciável.

O dashboard da Prestashop traz na tela inicial um panorama das vendas, carrinhos, visitantes online, notificações de mensagens e gráficos representativos do negócio.

·         Temas

Os temas da plataforma foram melhorados a partir da versão 1.6.x, antes os temas eram simples e muito parecidos entre si. Hoje, os temas são elegantes e refinados, além disso, quase todos os temas são responsivos e programados para funcionar perfeitamente em todos os tipos de dispositivos móveis.

O front-end das lojas virtuais — a primeira página que nos deparamos ao acessar um site — e o painel administrativo também são responsivos, possibilitando que os administradores gerenciem as vendas por meio de seus dispositivos móveis.

Hoje, é possível encontrar temas para os mais variados tipos de negócios, temas para lojas de calçados, de roupas, pet shop, entre outros.

Para começar a usar você pode baixar a Prestashop em código aberto na versão 1.7.4.2. Para isso você deve baixar uma hospedagem compatível com a plataforma e então pode criar e personalizar a loja do modo que desejar, ou se preferir, pode criar a sua loja com a ajuda de uma agência parceira ou especialista.

A Prestashop é uma das melhores e mais populares plataformas de e-commerce, além disso, a plataforma tem crescido gradativamente e já é considerada por muitos administradores como a melhor do mercado e-commerce moderno.

Gostou do conteúdo e das informações dadas sobre a plataforma Pretashop? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receba novidades e novos conteúdos em sua caixa de entrada!