Loja virtual Mobile: Descubra o que é, e como montar a sua!

Compartilhe conhecimento

Rate this post

Atualmente, ter uma loja virtual mobile é um fator chave para que seja possível proporcionar aos usuários e clientes uma experiência agradável e otimizada via dispositivos móveis.

Segundo o próprio Google, o número de pessoas que realiza pesquisas no motor de busca por meio de dispositivos móveis é cada vez maior. Ficar de fora dessa tendência pode resultar na perda de vendas e lucros. Você não quer isso, certo?

O que é e como montar uma loja virtual mobile?

Uma loja virtual mobile, como o próprio nome já sugere, nada mais é do que um site desenvolvido com foco nos dispositivos móveis, especialmente nos tablets e smartphones.

Em outras palavras, são sites otimizados e prontos a se adaptar a qualquer tipo de aparelho móvel independente do tamanho da tela.

Por outro lado, as lojas virtuais mobile são sites que não são visualizadas em outros equipamentos tradicionais como notebooks e desktops.

Isso quer dizer que esses sites fazem o reconhecimento do tipo de dispositivo que está sendo usado pelo usuário e o redireciona para aquele que melhor resultados trará.

Outro fator importante a ser considerado é que uma loja virtual mobile é diferente de uma loja em um site convencional. Na realidade, é como um segundo site. Arquivos como scripts e imagens até podem ter o mesmo direcionamento, mas os arquivos HTML, PHP ou ASP são diferentes.

Aliás, é muito comum que os sites mobile sejam configurados em um subdomínio. Por exemplo, ao acessar o site do R7 no celular ele aparece com o endereço “m.r7.com”. A mesma coisa ocorre nos domínios “m.globo.com” e “m.facebook.com”. Você pode conferir outros exemplos de sites criados para dispositivos móveis clique aqui.

Para desenvolver uma loja virtual mobile o programador faz uso de um código javascript que realiza a detecção de qual dispositivo está sendo utilizado pelo usuário. Após a identificação, esse código é que faz o redirecionamento para o site que seja mais interessante para uma melhor experiência do usuário.

Loja virtual mobile vs loja virtual responsiva

Ao falar sobre sites otimizados para dispositivos móveis é muito comum que algumas pessoas confundam uma loja virtual mobile com uma página responsiva.

Um site virtual responsivo é quando ele se ajusta e se adapta de forma automática a qualquer tipo de dispositivo usado pelo usuário. Isso quer dizer que não importa o tamanho da tela ou qual o tipo de aparelho usado, o site será exibido da melhor forma ao usuário.

A principal diferença entre uma loja virtual mobile e uma loja virtual responsiva está no fato de que a primeira trata-se de um segundo site enquanto no segundo caso, é apenas um.

A escolha entre um e outro deve ser feita levando em conta as particularidades de seu negócio. Vale a pena gastar um tempo em pesquisas e testes para analisar qual alternativa entregará um melhor resultado para seu negócio em específico.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o que e por que investir em uma loja virtual mobile? Aproveite e assine nossa newsletter e receba em seu e-mail mais dicas e novidades!


Compartilhe conhecimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *