Como ter uma loja online? Veja essas 10 dicas!

Compartilhe conhecimento

Rate this post

Muita gente tem-se questionado sobre como ter uma loja online. Afinal, são tantas as vantagens e as opções para se empreender na internet, não é mesmo?

Livre de custos como ambiente físico e mais próximo de atingir a um público de tamanho ilimitado, se você deseja seu lugar ao sol tratando-se da internet, neste artigo encontrará dicas sobre como ter uma loja online de sucesso!

É importante mencionar que o mercado virtual mantém-se em uma gigantesca crescente. Há espaço para empreender! A maior parte dos negócios online refere-se a pequenas e médias empresas que decidiram dar um up nos resultados e, em mão de uma boa estratégia digital, com certeza sua loja também terá acesso a excelentes números.

Passo a passo sobre como ter uma loja online

10 dicas e passos sobre como ter uma loja online

Quer descobrir as dicas e passos necessários sobre como ter uma loja online com ótimos resultados no dia a dia do negócio? Pois bem, você com certeza está no conteúdo certo!

Apesar de ser algo virtual e, portanto, exigir uma infraestrutura física e operacional bem menor, é indispensável seguir este passo a passo para ter sucesso. Continue lendo:

1. Comece com um bom planejamento

Assim como em uma loja física, o planejamento deve ser o principal norteador das ações e estratégias do seu negócio. Sem planejar, dificilmente bons resultados são, de fato, alcançados e é devido a isso que este sempre será o primeiro passo.

Já ouviu falar sobre o plano de negócios? Pois bem, a hora de desenvolvê-lo é justamente agora nesta fase inicial. Procure destacar absolutamente tudo sobre a sua loja a fim de que, no papel, ela comece a passar por melhorias e acerte em cheio após o lançamento online.

2. Não abra mão do controle de estoque

Para vender pela internet você precisará ter o cuidado de administrar bem o seu estoque. Apesar de não ser algo físico em que o cliente já sai com o produto, esse controle lhe ajudará a conquistar o cliente a partir de informações como estimativas de entrega.

Se o seu produto for algo como móveis, por exemplo, ter estoque de mercadorias incentivará o cliente a comprar por saber que terá o produto em mãos mais rapidamente. Considere tudo!

3. Estude e ofereça as melhores opções em logística e frete

Ainda sobre estimativas, outra preocupação constante na vida do empreendedor virtual diz respeito à logística e frete. Como o seu produto chegará até o seu cliente? Vender é uma etapa importantíssima, mas entregar a mercadoria é tão relevante quanto.

Para fidelizar clientes é importante que sua loja estude as melhores opções em logística a fim de entregar com agilidade, com qualidade e até mesmo com o menor preço. Aliás, não tem como dar dicas sobre como ter uma loja online sem mencionar o estudo sobre o frete, certo?

4. Determine quem é o seu público-alvo

Ainda na etapa de planejamento, organização e definição, é válido destinar algum tempo a determinação de quem é o seu público-alvo, ou seja, o potencial cliente que você deseja atingir em cheio.

Algumas informações pessoais poderão lhe ajudar a melhorar a estratégia direcionando-a com exatidão para este público. Por exemplo, há um gênero predominante a ser atendido? Qual a faixa etária e nível de estudo do público que poderá visitar sua página?

5. Analise o mercado ao qual fará parte

Está chegando agora ao mercado virtual e quer encontrar seu espaço para fazer vendas? Ótimo, a internet é grande e comporta a muitos. Todavia, quem já está neste mesmo mercado não estará satisfeito em perder clientes para você.

Portanto, é indispensavelmente importante analisar seus concorrentes a fim de encontrar suas falhas para trabalhar nessas lacunas e conquistar seu público. A observação poderá ainda trazer ideias criativas a serem postas em prática em sua loja online.

6. Entenda os canais de divulgação e divulgue

Quer saber como ter uma loja online de sucesso? Não abra mão de explorar os canais de divulgação disponíveis. Almeje rankear nas páginas de resposta do Google e de outros mecanismos, use o AdWords a seu favor e sempre mensure resultados para melhorá-los.

Lembre-se ainda de trabalhar com muito foco e atenção nas redes sociais. Hoje em dia, o Facebook Ads e o Instagram são importantes ferramentas para atingir em cheio ao seu público-alvo que acessa a esse espaço.

7. Considere estratégias SEO e Inbound no negócio

Se é para estar no mercado virtual, esteja nele com todo foco e compromisso. Quer saber o que significa isso? Diferente das estratégias postas em prática no mercado tradicional, na internet é necessário investir em novas práticas e metodologias que fazem sentido neste meio.

As estratégias SEO – Search Engine Optimization – e Inbound Marketing são as referências principais no assunto. Se você não entender a importância dessas metodologias e suas respectivas aplicações, dificilmente seu negócio terá os resultados desejados.

8. Trabalhe com Marketing de Conteúdo

Ainda falando sobre as estratégias para se destacar no ambiente virtual, uma das principais iscas para atrair potenciais clientes para dentro da sua loja é o Marketing de Conteúdo. Você já tem investido nele?

Marketing de Conteúdo nada mais é do que a escrita que atrairá, engajará e nutrirá o seu cliente. São textos que respondem a dúvidas de seu cotidiano e que não são comerciais permitindo o estabelecimento de uma relação entre empresa e cliente, algo extremamente poderoso e válido para melhorar o tráfego e consequentemente o número de vendas.

9. Tenha um bom Backoffice

Mais uma boa dica sobre como ter uma loja online é lembrar-se de ter um Backoffice, você sabe o que é isso? Backoffice nada mais é do que um tipo de sistema de retaguarda que possibilita que operações cotidianas do e-commerce sejam facilitadas.

No geral, esses sistemas são responsáveis por cuidar de questões financeiras, como a emissão de notas, e administram até mesmo o estoque, já mencionado aqui antes. O Backoffice pode ser desde uma planilha gerenciada por você mesmo até um sistema ERP na nuvem.

10. Invista em profissionalismo

Por fim, não menos importante, é sempre válido destacar o quanto é necessário ser profissional para ter bons resultados. A internet não tem lugar para amadorismo, por isso, se você não é expert na criação de uma loja virtual, por exemplo,  não tenha dúvidas sobre contratar quem entende e realmente sabe o que faz para colocá-lo em primeiro lugar.

Ter um site profissional e bem desenvolvido com certeza faz parte das exigências mínimas sobre como ter uma loja online de sucesso. Portanto, depois de conferir esses 10 passos, a dica final é começar o seu empreendimento a partir da construção de uma loja virtual completa, otimizada e literalmente pronta para fazer muitas vendas.


Compartilhe conhecimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *